Busca avançada

3 Dicas essenciais para quem está iniciando no Desenvolvimento Web

terça-feira, 20 de novembro de 2018 por Yasmin Coelho de Santana
3 Dicas essenciais para quem está iniciando no Desenvolvimento Web

A área de tecnologia, como nós já sabemos, é bem vasta e coberta de diferentes possibilidades. Dentre elas está o Desenvolvimento Web (além do Desenvolvimento Mobile) e os mundos Front e Back-end, que por sua vez, possuem infinitas linguagens e plataformas.

Veja bem, o sonho de muitos iniciantes é ser um desenvolvedor super completo, também conhecido como full stack (que desenvolva tanto front quanto back-end), até porque o mercado está cada vez mais competitivo e quanto mais conhecimento você tiver, melhor.

Entretanto, quando você está iniciando uma carreira, pode ser melhor focar em uma frente de desenvolvimento ao invés de querer absorver o máximo de informações ao mesmo tempo, de diferentes ferramentas e linguagens, uma vez que você pode acabar se confundindo por completo!

Não entenda errado, não tem problema você querer ser um excelente profissional em diversas linguagens ou campos da tecnologia, mas é preciso ser paciente:

Dica 1 - Aprenda direito e do jeito certo:

Como dito antes, seja paciente e aprenda as linguagens direito! Não adianta tentar aprender três linguagens de programação de uma só vez se você é iniciante, pois provavelmente não consiga entender a fundo nenhuma delas (a menos que você seja um super hiper gênio).

Então para iniciar, procure aprofundar o seu conhecimento encima de uma linguagem ou plataforma, seja ela PHP, Ruby, C#, etc., para depois partir para a próxima.

O mesmo vale para front-end designers, comece com o HTML e CSS, por exemplo, para só depois ir para o JavaScript e para algum (ou mais) frameworks.

Também não adianta muito aprender “do jeito errado”. Você pode se perguntar, como assim do jeito errado? Por exemplo, você deve evitar tentar aprender HTML codificando layouts com tabelas (mesmo que pareça mais fácil).

Você precisa ter em mente, que quanto mais próximo aos padrões da web o seu código estiver, mais fácil será para o Google lê-lo e ranqueá-lo (SEO), além de que você nunca sabe quando terá que passar o seu código para outra pessoa ou terá que ler o código de outro, sendo assim, quanto mais próximo das técnicas de desenvolvimento atuais você estiver, mais fácil será a sua vida e a dos outros.

Dica 2 – Nunca se esqueça do melhor amigo dos homens e mulheres modernos, o Google!

Sim, é verdade que o cachorro foi e ainda é um ótimo companheiro para os seres humanos, mas é preciso destacar que além dos gatos estarem conquistando o seu espaço nos últimos tampos, o bom e velho Google já conquistou o coração de todos! Não é à toa que ele virou verbo nos Estados Unidos.

Tem alguma dúvida? Pergunte ao Google! É 100% garantido que ele te dará uma resposta (seja ela gratuita ou paga) para o problema ou dúvida que te aflige.

Se você precisar de alguma resposta relacionada à desenvolvimento Web é quase garantido que o Google conseguirá te dar pelo menos a direção certa sobre o que você deve fazer para solucionar o problema. Além de muito conteúdo gratuito, você pode encontrar também opções de cursos pagos ou fóruns de desenvolvimento.

Outra ótima fonte de conhecimento, queridinha de todos os desenvolvedores, é o Stack Overflow que reúne todo tipo de conhecimento ligado a desenvolvimento web que você pode imaginar!

Dica 3 – Deixe a vergonha de lado, network é fundamental:

O pessoal da área de TI normalmente é conhecido por ser um pouco antissocial, mas essa é uma faca de dois gumes. Não tem problema você ser um pouco antissocial enquanto está desenvolvendo códigos super difíceis e etc., mas é importante saber dosar.

É sempre interessante participar de grupos e redes de conhecimento que façam parte dos seus interesses. Como já é de conhecimento geral, a área de tecnologia está sempre sofrendo alterações e inovando, então é importante que os profissionais acompanhem essa evolução e claro que isso é mais fácil quando você faz parte de um grupo que partilha os mesmos interesses.

Dica extra: Nunca é demais conhecer outros desenvolvedores e designers. É muito produtivo ter discussões sadias e troca de informações/ ajuda com pessoas da mesma área, dessas interações podem inclusive surgir novos projetos e oportunidades profissionais.

Faça parte de uma rede e se mantenha ativo e por perto. E nunca esqueça, participar de uma rede faz parte de uma troca, ajude para ser ajudado. Indique para ser indicado, etc. Se você estiver em Curitiba por exemplo, pode participar dos eventos do portal Curitiba TI (gratuitos ou pagos) para conhecer novas pessoas e adquirir novos conhecimentos.

Outra dica bacana é participar do Grupo Tech Ladies, que apesar de ser focado no empoderamento feminino, também possui diversos encontros e discussões sobre novas tecnologias, abertos para o público geral. E claro, não se esqueça de ferramentas como o GitHub que também são muito úteis na troca de informações.

 

Compartilhar

Yasmin Coelho de Santana
Autor
Yasmin Coelho de Santana

É formada em Comunicação Organizacional pela UTFPR e trabalha com Comunicação e Marketing no Portal Curitiba TI, onde tem descoberto a cada dia uma crescente paixão pela área de tecnologia.