Busca avançada

A reflexão é: como sua empresa está se preparando para a transformação digital?

quinta-feira, 8 de novembro de 2018 por Nôga Simões
A reflexão é: como sua empresa está se preparando para a transformação digital?

Insights de estudos com CEOs realizados pela IBM, desde 2010, apontam que os desafios empresariais das lideranças na atualidade dizem respeito à hiper-competição, complexidade e inovação.

Em se tratando de hiper-competição, entende-se que as organizações estão em movimento rápido e imprevisível, uma vez que surgem cada vez mais concorrentes incomuns e movimentações competitivas rápidas e intensas.

Tratando-se da complexidade, observa-se que o mundo está conectado em múltiplas dimensões e em um nível profundo, ou seja, um sistema de sistemas imprevisível e sujeito a falhas no nível do sistema.

Dessa forma, a saída para os itens acima é a inovação, a partir da criação de produtos, processos e serviços que sejam novos para os clientes e que possuam atributos e experiências superiores. Ou seja, produtos e processos que transformem a indústria (transformação digital).

Neste ínterim, para destacar-se em um mundo complexo, as empresas precisam focar em 3 áreas:

- Liderança criativa;

- Reinvenção de relacionamento com o cliente – por meio da Internet, mídias sociais, globalização de clientes, métodos de comunicação emergentes, dentre outros;

- Construção de destreza operacional.
    
A partir dos inputs advindos do IT Fórum consoantes com os achados acima sobre estratégia empresarial, a CINQ Technologies, empresa de Tecnologia localizada em Curitiba, e que possui diversas oportunidades abertas no Portal Curitiba TI traz três dicas baseadas no que já é realizado dentro da companhia:

1. Invista em experimentos dentro de casa, ou seja, em tecnologias disruptivas aliadas à resolução de desafios empresariais. A CINQ utiliza a filosofia BSDL (Business Solution Design Lab) no laboratório de inovação da empresa (CINQ Lab) para inovar dentro dos seus clientes e ser pró-ativa em novas soluções de mercado;

2. Invista em pessoas, ou seja, traga talentos e treine as pessoas que você tem no Time. Fazemos isso por meio do CINQ TECH: programa de aceleração do aprendizado tecnológico;

3. Adote metodologias que te levem a um crescimento exponencial como empresa, tais quais: Agile Scrum, Design Thinking, OKRs, Squads. Neste sentido, a CINQ conta com cultura ágil há 10 anos. Além de utilizar Design Thinking para empatizar e prototipar soluções, de acordo com as reais necessidades dos clientes.  Adotamos também OKRs, que são os objetivos chave de resultados para condução das estratégias e Squads, que são times multidisciplinares de trabalho.

Com isso, em tempos de transformação digital, é necessário sonhar grande e protagonizar soluções humanizadas que facilitem a vida das pessoas, trazendo, assim, a complexidade a favor das empresas e cidadãos.

Ficou interessado em trabalhar na empresa? Então cadastre seu CV em suas várias oportunidades dentro do Portal, acessando aqui!
Dentre as oportunidades abertas, estão vagas para Desenvolvedor Full Stack, Desenvolvedor Front-End, Desenvolvedor Mobile e Analista de Testes.

Se você quiser seu CV destacado para as oportunidades, talvez seja interessante ter conhecimento em metodologias ágeis, como o Ágile Scrum que a organização já utiliza em seus processos. Se você ainda não possui essa skill, nossa dica é participar da próxima turma de Metodologias Ágeis: Aprenda Scrum com Lego, que acontecerá entre os dias 26 e 29 de Novembro! Para saber mais, clique aqui.

Compartilhar

Nôga Simões
Autor
Nôga Simões

Coordenadora de Marketing e Inovação na CINQ Technologies. Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pela Universidade Estadual de Maringá. Professional Leader Coach Certification pela SLAC (Sociedade Latina Americana de Coaching). Formação Executiva em Tópicos Avançados em Estratégia Empresarial pela University of La Verne (California). MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e Graduação em Secretariado Executivo Trilíngue pela Universidade Estadual de Maringá, com título de láurea acadêmica.