Busca avançada

Agilidade é Mudança de Comportamento

sexta-feira, 3 de novembro de 2017 por Welington Oliveira da Silva
Agilidade é Mudança de Comportamento

Muitos profissionais que decidem aprender e estudar metodologias ágeis, estão na verdade buscando alternativas e soluções para problemas que estão enfrentando na condução dos seus projetos. Nesse processo de aprendizado é comum que eles busquem, dentro da metodologia ágil, etapas e métodos que consigam aplicar dentro do dia-a-dia de suas equipes, entendendo assim que a equipe deve aprender e aplicar esses métodos para buscar o sucesso.

Ao se deparar com a prática da aplicação das metodologias ágeis, o que podemos constatar é que a metodologia está muito ligada com comportamento de todos os profissionais envolvidos.

As práticas estão lá e são descritas pelos frameworks ágeis, como o Scrum por exemplo, mas sem a mudança de comportamento é realidade é que nada disso irá funcionar. Um detalhe importante que envolve a mudança de comportamento é que todos os papéis dentro da equipe devem entender esse cenário e devem estar engajados com o grade objetivo, desde o estagiário, o líder, o gestor e, talvez muito mais importante, o cliente também deve entender a mudança de paradigma.

Não precisamos ir muito longe ou buscar um extenso conteúdo para verificar quais comportamentos devemos mudar, basta avaliarmos os princípios do manifesto ágil: Foco nas pessoas e suas interações, negociação com cliente, software funcionando ao contrário de documentação abrangente e resposta as mudanças.

Tenho certeza de que se você nunca leu os princípios do manifesto, ficou com uma série de dúvidas na cabeça, e a principal delas provavelmente será: Como? É por esse motivo que os criadores do Scrum escreveram no guia que a metodologia é Simples de entender porém Extremamente difícil de dominar.

Auto-gestão, propósito do time, senso de responsabilidade do projeto, esses são alguns dos pontos da mudança de comportamento que você profissional deveria começar se perguntando ao participar de qualquer projeto. Ou também os pontos onde qualquer empresa deveria gerar o questionamento entre seus colaboradores antes de aplicar qualquer metodologia ágil de construção de software.

Compartilhar

Welington Oliveira da Silva
Autor
Welington Oliveira da Silva

Fundador da Code 21 e criador do portal Curitiba TI, trabalha com tecnologia há mais de 15 anos atuando basicamente com atividades relacionadas a desenvolvimento de software. Participou de diversos projetos nas áreas de desenvolvimento, acompanhamento ou liderança do time. Atuou também como Consultor e Instrutor em várias tecnologias, além de Instrutor para adoção de Metedologias Ágeis e Scrum. Atualmente responsável pelo atendimento a clientes e acompanhamento dos projetos da Code 21. Possui as certificações Microsoft para Desenvolvedor, especialista Azure e a certificação Professional Scrum Master da Scrum.org.