Busca avançada

Desprogramando o seu preconceito: Mulheres e Tecnologia

quinta-feira, 8 de março de 2018 por Eluana Sievert Cardoso
Desprogramando o seu preconceito: Mulheres e Tecnologia

Na área de tecnologia, somos poucas. Mas por que mesmo?! Pensando nisso dividi esses "porquês" em três itens:


1.    Não há interesse das mulheres em relação a tecnologia;
2.    Muitas acreditam que não seriam boas o suficiente em uma carreira de tecnologia;
3.    Acreditam que não se sentiriam confortáveis em ambientes majoritariamente masculinos;


Mas isto tudo, realmente faz sentido? Pensando em como achar respostas para este assunto, acabei encontrando uma pesquisa da Penn Schoen e Berland, a qual apresentou os seguintes dados:


•    63% de adolescentes meninas NUNCA consideraram seguir carreira na área de engenharia.
•    13% das mesmas adolescentes, tinham como primeira escolha profissões como: ciência, tecnologia, engenharia e matemática
•    74% de adolescentes meninas que optaram por engenharia, ficaram sabendo de benefícios econômicos e de impactos que a carreira têm sobre o mundo.


Infelizmente, no Brasil, mulheres dos setor de tecnologia ganham 30% menos que homens no mesmo cargo e com a mesma escolaridade. Mas isto, nem sempre foi assim...Em outra pesquisa da Penn Schoen e Berland, encontrei os seguintes dados:


•    70% dos alunos da primeira turma de computação do Instituto Militar de Engenharia (IME), eram mulheres em 1974.
•    50% dos alunos de T.I. eram mulheres em 1980.
•    10% dos alunos de T.I. eram mulheres em 2011.

 


Turma do IME de 1974,15 alunas e 6 alunos


Hoje somos uma minoria entre os maiores! Nos gigantes de tecnologia, as mulheres não chegam à metade da força de trabalho em %. A gigante com maior % de mulheres por número de funcionários atualmente, é o eBay que bate 42%, seguido do LinkedIn (39%), Yahoo! (37%), Facebook (31%), por fim, Twitter, Apple e Google (30%).


Creio que o que existe hoje no Brasil, é um problema de qualidade e não de capacidade. Existem vários exemplos de mulheres que se destacam no meio tecnológico. Grandes mulheres em grandes empresas e até mesmo historicamente, elas foram fundamentais em várias atividades. Apresento alguns exemplos dessas mulheres maravilhosas...


•    Ada Lovelace (1815-1852): Escritora do primeiro algoritmo processado por uma máquina; Primeira programadora da história e conhecida como a mãe da computação!


•    Grace Hopper (1906-1992): Analista de sistemas da marinha dos EUA; Criadora da linguagem de programação Flow-Matic (extinta); Base da criação do COBOL; Criou o primeiro compilador de COBOL; Uma das primeiras programadoras do Harvard Mark, a maior calculadora automática.


•    Hedy Lamarr (1914-2000): Austríaca, inventora e atriz, Hedy participou de mais de 30 filmes porém, era hacker também! Criou um sistema para transmissão de dados, que após patenteado e deixado de ser segredo do exército americano (isso demorou 20 anos!) levou a criação do Bluetooth, WiFi e GPS!


•    Marissa Mayer (1975 - ): Cientista da computação; Foi vice-presidente de serviços geográficos e locais do Google; Atualmente é presidente e CEO do Yahoo!


•    Margareth Hamilton (1936 -): Projetista-chefe do SW de vôo do projeto Apollo e do Skylab: Possibilitou a viagem do homem à Lua entre 1969 e 1972; Pioneira em SW assíncrono, priority scheduling, human-in-the-loop, end-to-testing, S.O.O; Cunhou o termo Engenharia de Software; Ganhou o Prêmio NASA Exceptional Space Act Award for scientific and technical contributions!


•    Mary Kenneth Keller (1913 - 1985): Freira norte-americana; Pioneira em Ciência da Computação; Uma das primeiras mulheres a conseguir um PhD nesta área; Participou do desenvolvimento da linguagem BASIC!


E a próxima mulher inspiradora que eu admiro muito, é... VOCÊ! O que te impede de fazer parte desta lista de mulheres inspiradoras? Se algo estiver te desanimando, se alguém estiver te desencorajando, pense em todas as mulheres que também estão lutando por seu espaço, você não está sozinha neste caminho!
Você é forte, é capaz e pode estar onde quiser! Não desista, se esforce e corra atrás! Você já é uma mulher inspiradora!

O que é necessário é uma mudança CULTURAL.... Você sabia que 20% dos homens pensam que não é aceitável mulheres trabalharem fora de casa e 14% das mulheres... pensam exatamente o mesmo!!!! 58% das mulheres brasileiras, gostariam de trabalhar fora para obterem independência econômica e bem estar.

R$ 328 MILHÕES !!!!!!! Este é o número que seria injetado na economia se houvesse maior participação feminina no mercado de trabalho. Mas para isto, é necessário reduzir em 25% a desigualdade, em apenas 8 anos! Este é um compromisso assumido pelos países que compõem o G20, o Brasil é um deles. (Dados da Organização Internacional do Trabalho, disponível em: http://www.bbc.com/portuguese/brasil-40281756)

Existem algumas comunicades que já trabalham para promover o aumento no número de mulheres dentro das áreas de tecnologia. Alguns exemplos destas comunidades são:


•    Black Girls Code!

•    Minas Programam!

•    Code Like a Girl!

•    Tech Ladies Brasil!


Participo da Rede Tech Ladies há mais ou menos 2 anos e atualmente, sou embaixadora da rede, ministro palestras e workshops de eletrônica e empoderamento feminino na tecnologia. Só tenho a dizer que todas as minhas dúvidas do tipo "sou capaz?", "eu posso?","consigo fazer isto?" desapareceram e nunca mais vão voltar! Se você quer participar disso tudo e mudar o mundo por menor que seja sua ação.... Eu te convido!


Faça parte! Preencha nossa cadastro para te conhecermos e saber como você pode nos ajudar nesta jornada! Faça Parte da Rede Tech Ladies Brasil.

 

Compartilhar