Busca avançada

Entrevista com Fernando da Silva, especialista em produtos Microsoft

quinta-feira, 29 de março de 2018 por Welington Oliveira da Silva
Entrevista com Fernando da Silva, especialista em produtos Microsoft

Iniciamos a nossa experiência em entrevistas com um convidado especial. O Fernando Henrique da Silva, profissional atuante da área de tecnologia desde 2008 e instrutor de dois novos cursos do Curitiba TI Academy. Com uma vasta expertise em produtos Microsoft, os cursos do Fernando são, principalmente, voltados para a área de infraestrutura.

Autor dos blogs Fernandohsilva.com.br e dsindepth.wordpress.com, também é um dos administradores do canal QUINTASdaTI, além de colaborar com a ONG MTAC.

Depois das devidas apresentações, vamos as perguntas:


Você pode nos contar um pouco sobre a sua tragetória profissional?

Eu iniciei na área de TI em 2008, onde fui técnico de informática e instrutor de inclusão digital em um projeto do governo chamado CASA BRASIL, que visava incentivar a inclusão digital em comunidades carentes. Neste projeto, eu trabalhei muito com software livre, onde conheci distribuições voltadas a telecentros (tucunaré, Sacix), Debian e Ubuntu para servidores. 

Em 2009, fui aprovado no processo seletivo de uma multi-nacional chinesa, onde atuei com administração de infraestrutura e help desk, focado em ambiente Microsoft.

Em 2013, iniciei em um grande parceiro Microsoft, responsável pelo frontline de suporte Professional e Premier para Latam da própria Microsoft. Iniciei atuando como moderador do fórum TechNet (Contingent Staff) e logo migrei para a função de engenheiro de suporte, onde atuei como especialista em Windows Core (HA, Performance, SETUP) e Directory Services. Atuei neste projeto como Instrutor Técnico em Cloud e Enterprise.

Em que projetos você está trabalhando atualmente?

Atualmente, eu atuo como Líder técnico do time de plataforma Windows no frontline de suporte Microsoft, e colaboro nos seguintes projetos:

- Canal QuintasdaTI – WEB Cast semanal, com apresentação de conteúdos técnicos e novidades do mundo Microsoft.
- MTAC – ONG focada em distribuição de conteúdo e colaboração técnica.
- MTI – Grupo de Produtores de conteúdo técnico

Atuo também como MCT, ministrando cursos oficiais e customizados sobre Windows Server 2016, 2012, e Azure, além de oferecer serviços de consultoria particular.

Com quais tecnologias você costuma trabalhar? Ou considera fazer parte da sua especialidade?

Como especialista Microsoft, costumo cobrir a maior parte dos recursos disponíveis no Sistema Operacional Windows, como por exemplo:

- Directory Services 
- Soluções de HÁ (Failover Cluster)
- RDS
- Performance de Servidores
- Backup (VSS)
- Soluções de deployment e setup.
- Soluções em IaaS - Azure


Conte-nos sobre um grande desafio que você encontrou e teve que lidar durante a sua tragetória profissional?

Creio que o maior desafio que todo profissional de TI acaba enfrentando, se trata da necessidade de estar sempre atualizado com as tendências de mercado, evitando assim se tornar um profissional obsoleto. Temos novas funcionalidades e recursos presentes frequentemente e se manter atualizado com tudo isso é um grande desafio.

O que você pode dizer sobre o mercado de trabalho na sua área de atuação?

O mercado de Infraestrutura de TI está passando por muitas mudanças, o que exige que o profissional de TI esteja atento as novidades do mercado. A integração de ambientes on-premisses com a nuvem e disponibilidade de novos recursos são pontos muito explorados pelas empresas, o que torna a demanda de serviços qualificados sempre alta. 

No geral, creio que mercado de infraestrutura ainda pode oferecer boas oportunidades. Entretanto, é de suma importância que o profissional esteja aberto e atento a novas tendências.

Que conhecimentos básicos um profissional precisa ter para iniciar nessa área?

Primeiramente, creio que o mais importante seja gostar da área, o que torna as coisas mais fáceis. 

Em adicional, conhecimentos em Windows Server são um pré-requisito, mesmo para o profissional que irá trabalhar com nuvem, uma vez que Windows Server está presente em boa parte das soluções de Infraestrutura como serviço (IaaS) Microsoft.

Em seguida, recomendo estar atualizado com as novidades dos recursos de Nuvem, principalmente em IaaS para área de infraestrutura.

Que dicas você pode dar para o pessoal que deseja entrar nessa área?

Creio que hoje o mercado demanda de profissionais aptos para implementar e administrar soluções híbridas, que cobrem o uso de infra local integrada com nuvem. A palavra do momento é OTIMIZAÇÃO, em conjunto com o lema REDUÇÃO DE CUSTOS. Se especializar em soluções que ofereçam estes recursos é o que o mercado demanda hoje em dia.

Fale um pouco sobre os cursos que você vai instruir no Curitiba TI Academy:

Ótima pergunta! Bom vamos lá, vou ministrar os seguintes cursos:

CLUSTER PARA TOLERANCIA A FALHAS

Este curso irá cobrir a criação de um ambiente de alta-disponibilidade, provendo tolerância a falha. Iremos abordar com detalhes o funcionamento de uma solução de cluster, como a definição do modelo de quórum, limites de tolerância a falha de heartbit,  e gerenciamento de recursos. Um dos módulos deste curso irá cobrir exclusivamente soluções de cluster convergente, que basicamente permitem a criação de um cluster de failvoer fazendo uso de discos locais, reduzindo assim os custos altos alocados a storage compartilhada.


PERFORMANCE DE SERVIDORES WINDOWS

Iremos neste curso cobrir as premissas da performance de servidores locais ou em nuvem: CPU, Sotage, Memória e Rede.

Iremos abordar a estrutura do sistema operacional Windows, entendendo os conceitos de kernel mode, user mode, pools de kernel, contextos de memória e muito mais!


Existe algum pré-requisito para quem deseja fazer os cursos?

Conhecimentos básicos de infraestrutura, redes e servidores Windows.

Existem outros canais onde você escreva, para o pessoal te acompanhar?


Sim, vamos lá:

http://Fernandohsilva.com.br
http://Dsindepth.wordpress.com
https://www.youtube.com/user/quintasdati

O portal Curitiba TI agradece imensamente a disponibilidade do Fernando para esser bate papo, e fica esperando você, nosso leitor, para participar dos cursos que estão abertos! Fiquem atentos pois em breve lançaremos novas entrevistas!

 

Compartilhar

Welington Oliveira da Silva
Autor
Welington Oliveira da Silva

Fundador da Code 21 e criador do portal Curitiba TI, trabalha com tecnologia há mais de 15 anos atuando basicamente com atividades relacionadas a desenvolvimento de software. Participou de diversos projetos nas áreas de desenvolvimento, acompanhamento ou liderança do time. Atuou também como Consultor e Instrutor em várias tecnologias, além de Instrutor para adoção de Metedologias Ágeis e Scrum. Atualmente responsável pelo atendimento a clientes e acompanhamento dos projetos da Code 21. Possui as certificações Microsoft para Desenvolvedor, especialista Azure e a certificação Professional Scrum Master da Scrum.org.