Busca avançada

Hacker X Cracker

segunda-feira, 5 de março de 2018 por Carlos Vieira
Hacker X Cracker

A mídia atualmente usa o termo “hacker” de forma incorreta, o termo correto para denominar os invasores de sistemas que usam seus conhecimentos para obter acesso de forma ilegal e anti-ética é “Cracker”.

O Hacker é um indivíduo que se dedica em conhecer como modificar algo, seja um sistema ou dispositivo, e com toda esta dedicação tem resultados que não foram esperados por outras pessoas.

Atualmente é utilizado o termo “hacker ético”. Este é o profissional que tem a capacidade de detectar problemas e vulnerabilidades, seja em redes de computadores ou sistemas.

Na maioria dos casos, o Hacker ético não é quem resolve os problemas, mas sim quem identifica e tem a capacidade de sugerir as correções para o problema reportado. Este também pode trabalhar como auditor de segurança em uma empresa, garantido que os maiores pilares de segurança da informação sejam mantidos para o sistema ou serviço.

No curso de Teste de Invasão em Redes e Sistemas, do portal Curitiba TI, você poderá entender melhor o trabalho de um Pentester, as principais formas de fazer um teste de invasão e também como iniciar na área hacking. Faça agora a sua inscrição!

Referências: https://www.theatlantic.com/technology/archive/2010/09/the-anthropology-of-hackers/63308
 

Compartilhar

Carlos Vieira
Autor
Carlos Vieira

Atualmente trabalho como sócio indireto na HiSoft Soluções na área de infraestrutura de T.I, realizando procedimento de controle de aplicações e gerenciamento de servidores Linux usando virtualização VmWare Vsphere e controle de storage em nuvem (S3 - AWS). Sou pesquisador e entusiasta de forma autodidata na área de segurança da informação, estou me preparando para a certificação OSCP (Offensive Security Certified Professional) que pretendo tirar este ano, bom ao longo do tempo tenho investido bastante tempo para estar estudando sobre a segurança da informação e como ela é importante e deve sempre ser prioridade nas grandes e pequenas empresas. Tenho algumas ferramentas de segurança que estão em fase de desenvolvimento e que estão públicas no meu GitHub pessoal para quem quiser usar ou até sugerir melhorias. Alguns dos skills: · Conhecimentos em segurança aplicadas para aplicações web como OWASP. · Conhecimentos em Python e PHP que são utilizados para criar ferramentas durante os testes de invasão. · Domínio sobre assuntos voltados para protocolos de rede como dispõe o modelo OSI. gravatar: https://br.gravatar.com/carlosevieira