Busca avançada

O Design e a nova fase do SAP

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017 por Caio Schwartz
O Design e a nova fase do SAP

Não sou um profissional de SAP, mas há muito tempo tenho interesse e simpatizo com essa gigante solução de gestão.
Sou formado em Design e passei profissionalmente pelo mundo dos ERPs há uns 15 anos, numa experiência breve.

Sempre achei que faltava Design nesses sistemas de gestão. Tudo era muito complicado, "pouco amigo", sem sal, sem graça. Várias vezes de lá (2001 mais ou menos) para cá, me perguntei: "Quando é que eles vão se dar conta de que precisa resolver melhor tudo isso?".

Pensei várias vezes: "O SAP precisa de Design!". Mas eu pensava no pacote completo mesmo, não só telas mais bonitas mas o jeito Design de pensar e resolver as coisas.

No começo de 2017 conversando com um amigo, profissional de SAP, ouvi que a SAP tinha disponibilizado alguns recursos que pareciam ser um pouco daquilo que eu imaginava há tanto tempo. Busquei me informar sobre o assunto e qual não foi a minha surpresa quando descobri que a coisa toda é maior do que eu imaginava, meio que um movimento para pensar, planejar e agir no SAP com Design. E isso é muito legal. :)

Com o objetivo de ajudar o pessoal que já é da área ou pretende ingressar no SAP, pelo ponto de vista de um designer convicto, fiz um compilado de algumas coisas legais que eu vi, li e concluí até aqui.

"LÁ FORA" O PESSOAL TÁ FALANDO MUITO NISSO

Recentemente acompanhei pelas mídias online o SAP TechEd Bangalore (Índia) tinha muito conteúdo de Design e vi que o TechEd Madrid (Espanha) também teria, o que reforça mais ainda a intenção da SAP de seguir consolidando essas estratégias e tendências. Nos canais oficiais da SAP também tem muita coisa postada.

CURSOS RELACIONADOS A DESIGN NA PLATAFORMA OPENSAP

Na openSAP (plataforma oficial de cursos online gratuitos) tem alguns cursos bem interessantes tanto para quem tá começando nessa nova fase de SAP com Design quanto para quem já tá se aventurando e praticando. Pelo que tenho acompanhado, frequentemente eles tem disponibilizado novos cursos com conteúdo de Design. Alguns exemplos de cursos assim que vi lá:

•    Software Design for Non-Designers
•    Developing Software Using Design Thinking
•    Basics of Design Testing
•    Introduction to SAP Fiori UX

O legal é que os conteúdos não são necessariamente para designers mas para profissionais SAP de várias áreas que querem aprender a usar o Design com o SAP.

UI5, FIORI, IOS = WEB E MOBILE

As "clássicas" telas do SAP podem agora ser melhor resolvidas para web e mobile com tecnologias modernas de verdade, como já vemos e usamos fora do mundo SAP. A SAP disponibilizou um kit completo para permitir o desenvolvimento dessas experiências melhores (UX) nas interfaces gráficas (UI) do sistema. Pelo que pesquisei, dá mesmo para fazer coisas bem legais, úteis e claras para o usuário com o que tá disponível.

Além das ferramentas e recursos de desenvolvimento, a SAP está promovendo fortemente o Fiori, uma solução centrada no usuário que tem o objetivo de entregar melhor experiência de uso dos sistemas SAP. O Fiori tem, por exemplo: guidelines de design, documentação bem completa, controles de tela que se adaptam ao dispositivo do usuário (responsivo) e mais um monte de coisa interessante como a gente vê em frameworks e SDK modernas, web e mobile.

PARCEIRAS E TIMES DE SAP, RECRUTEM DESIGNERS

Grandes mudanças não acontecem rapidamente. Tudo isso é meio novo, eu sei, mas tudo indica que veio para ficar. Se a intenção é se modernizar de acordo com o que a SAP está promovendo para essa nova fase, vocês precisam de designers no time já. Portanto meu conselho é: recrutem designers. Eles virão sem experiência em SAP, na maioria dos casos, mas vejam isso pelo lado bom, eles agregarão ainda mais trazendo suas experiências de fora do mundo SAP e oxigenarão os times com ideias e propostas diferentes.

SEGUIR SEM MUDANÇAS

Acho que o melhor resultado para trabalhar com tudo isso que a SAP tá colocando à disposição vai vir da soma de profissionais SAP experientes, desenvolvedores ABAP por exemplo, com experientes UI designers, desenvolvedores front end e desenvolvedores mobile por exemplo.

Tenho ouvido de alguns conhecidos que algumas parceiras tem experimentado trabalhar coisas novas como o Fiori, por exemplo, somente com a equipe já existente de SAP, sem nem direcionar o pessoal a entender verdadeiramente como as coisas funcionam e viver um pouco esse ambiente novo. No meu ponto de vista, sem mudanças é claro que não vai funcionar direito. Reforço aqui: tragam para equipe esse pessoal com experiência de fora: desenvolvedores front end, designers (UI/UX) etc.

Fonte: https://www.linkedin.com/pulse/o-design-e-nova-fase-do-sap-caio-schwartz/
 

Compartilhar

Caio Schwartz
Autor
Caio Schwartz

Com formação na área de TI e também em Design Gráfico, Caio é pós-graduado em Design Centrado no Usuário e trabalha com design de sistemas e desenvolvimento web desde 2004. Atualmente presta consultoria em desenvolvimento front-end e design de UI/UX para algumas empresas de Curitiba.