Esta é uma pergunta muito frequente no mercado de tecnologia, principalmente por profissionais no início da carreira ou recém-formados. Será que faço uma certificação ou uma especialização? Já escutei inúmeras vezes essa pergunta e diria, como aliás quase tudo nesse mercado, que a resposta não é tão simples assim.
Antes de falarmos sobre certificações, lado bom e ruim, gostaria de deixar claro aqui que a minha opinião sobre as vantagens de uma certificação é baseada em minha experiência profissional e não significa, em hipótese nenhuma, que seja a opinião do portal Curitiba TI.
Pois bem, o que seria então uma certificação na área de tecnologia?
Possuir uma certificação significa que você tem um atestado de conhecimento em determinada linguagem, tecnologia, processo ou ferramenta. Normalmente um certificado é emitido pela empresa fabricante e distribuidora de uma determinada ferramenta ou tecnologia. Mas nem sempre isso é uma regra, a certificação Scrum, por exemplo, hoje pode ser feita na Scrum.org ou Scrum Alliance, as duas maiores certificadoras do mundo, mas existem outras dezenas de certificações emitidas por empresas diferentes que o profissional pode optar.
Eu diria então que uma certificação para o profissional da área de tecnologia que quer algum destaque é quase uma obrigação. Você vai optar por uma especialização ou uma pós-graduação e deixar as certificações de lado apenas se o seu objetivo for atuar na área acadêmica, nesse caso essa opção até faz sentido.
Porém, se você pretende atuar e se destacar no mercado de trabalho de tecnologia vai sim precisar adquirir uma certificação. Desde 2005 eu tiro certicações relacionadas à carreira de desenvolvedor de ferramentas Microsoft, e digo com experiência, que a certificação dentro desse círculo abre sim muitas portas.
Escolha o seu foco, escolha sua área dentro do mercado e busque nela quais são as ferramentas e tecnologias mais importantes, procure então as empresas por trás dessa tecnologia, e por fim, quais certificações elas emitem, isso sim irá gerar um grande diferencial no seu currículo.
Pra concluir, eu gostaria de falar sobre o aspecto da competência, afinal ter uma certificação me torna um profissional melhor que um que não possui? Não destaquei as palavras conhecimento e competencia a toa, na minha opinição a competência é o que realmente define se um profissional é bom ou não, se ele agrega para o time ou empresa.
Uma certificação é apenas um atestado de conhecimento, já sua competência é outra história.
Mas esse assunto fica para um próximo post! 😊 Bons estudos!
Welington Oliveira da Silva
Fundador da Code 21 e criador do portal Curitiba TI, trabalha com tecnologia há mais de 15 anos atuando basicamente com atividades relacionadas a desenvolvimento de software. Participou de diversos projetos nas áreas de desenvolvimento, acompanhamento ou liderança do time. Atuou também como Consultor e Instrutor em várias tecnologias, além de Instrutor para adoção de Metedologias Ágeis e Scrum. Atualmente responsável pelo atendimento a clientes e acompanhamento dos projetos da Code 21. Possui as certificações Microsoft para Desenvolvedor, especialista Azure e a certificação Professional Scrum Master da Scrum.org.