Busca avançada

Qualidade e Testes de Software

terça-feira, 31 de outubro de 2017 por Thiago Stocco
Qualidade e Testes de Software

Nesse mundo em que vivemos, o software está mais próximo do que muitos imaginam da vida das pessoas, para onde olhamos nos deparamos com algum sistema. Começamos pelo celular, onde há 10 anos atrás não tínhamos a tecnologia que temos hoje, temos também softwares em hospitais, utilizados em cirurgias; em aviões para controlar tráfego aéreo e detectar problemas... Poderíamos dar inúmeros exemplos da utilização do software.

Pensando bem, todos lembraremos de algo diferente relacionado à tecnologia e sistemas. Entretanto, a grande maioria não pensa: “Quem fez esse produto? Quem testou esse produto?”. Essas pessoas muitas vezes só são lembradas quando o produto apresentou algum defeito ou problema. Quem nunca se deparou com um problema em software, não é?

Um exemplo de erro de software é o caso do foguete Ariane-5, que ocorreu em 1996. Esse caso é icônico pois quando o foguete foi lançado, desviou sua rota após 40 segundos e explodiu no ar. O desvio aconteceu por um erro do software, onde o foguete perdeu a referência inercial não calculada no projeto e nos testes, assim causando prejuízo de 500 milhões de dólares à empresa responsável.

Visando diminuir os erros de softwares, as empresas estão começando a investir no teste avançado e na respectiva documentação, diminuindo assim o risco do próprio cliente encontrar um BUG.

É interessante encontrar esse BUG no momento da realização dos testes ou até antes, pois dessa forma, fica mais barato para a empresa corrigir o problema em fase de projeto do que em fase de produção no cliente final.

Como já dizia a regra de 10 Myers: “Quanto mais cedo encontrar o defeito, mais barata será sua identificação e correção”.

Hoje o maior desafio das empresas é construir um software de qualidade no menor tempo possível, visando construir um sistema inovador. Em contrapartida, poucas dão a prioridade necessária para o teste de software.

Se você hoje é uma pessoa que trabalha diariamente com testes de software e pretende continuar na área, leve em consideração a frase de Myers citada acima para sua vida profissional. Não deixe passar despercebido um problema encontrado e nunca desanime por ter encontrado um problema no sistema, muito pelo contrário, como responsável pelos testes você deve ficar muito feliz por isso, pois O SEU TRABALHO está sendo muito bem feito.

Compartilhar

Thiago Stocco
Autor
Thiago Stocco

A mais de 11 anos atuando na área de tecnologia da informação; Certificado de conquista Microsoft Administering, Querying e Developing SQL server 2014; Profissões anteriores atuadas como design digital; Algumas participações em cursos de técnicas e projetos de casos de testes; Amplo conhecimento em testes de software, trabalhou durante 7 anos na empresa Nox Automação, atuando como analista de testes sênior onde era responsável pela homologação de um sistema de grande porte para atender clientes do brasil todo. Trabalhou como Analista de testes na Prime Control – Expert em testes de software fazendo homologações de Sistemas Bematech e Linx. Atualmente Líder de testes na Nox Automação.