Busca avançada

Dia do Orgulho Nerd: 6 dicas de como celebrar a data

sábado, 23 de maio de 2020 por Isabella Franco
Dia do Orgulho Nerd: 6 dicas de como celebrar a data

No dia 25 de Maio é comemorado o Dia do Orgulho Nerd. Dia que todos os amantes da cultura geek podem chamar de seu. 

Seja você fã de quadrinhos, de séries, de jogos, de filmes, ou de qualquer outro conteúdo desse universo tão fantástico, é um dia que vale a pena ser comemorado. 

Mesmo em casa, podemos ter acesso a diversos conteúdos e manter contato com quem gosta das mesmas coisas que nós, seja em fóruns ou em redes sociais. 

Por isso, essa é uma data perfeita pra celebrar! E pra isso, preparamos um post cheio de dicas

Então pegue seu sabre de luz, uma toalha, entre em sua máquina do tempo e vem comigo!

Mas afinal, por que se fala tanto em toalha? 

Tudo começou com Douglas Adams, um dos mais brilhantes escritores que o mundo já conheceu, criador da série de livros “O Guia do Mochileiro das Galáxias”. 

No livro, ele retrata a toalha como um item indispensável para qualquer viajante intergaláctico, podendo ser usada como proteção contra o frio, como um item para pedir socorro ao ser agitada e até mesmo como arma, quando está molhada. E também, é claro, para se enxugar, caso ela esteja razoavelmente limpa. 

É também da série “O Guia do Mochileiro das Galáxias” que se popularizou a frase “Don’t Panic” (não entre em pânico), tão citada pelos fãs do mundo todo.

Por isso, dois conhecimentos se tornaram essenciais para qualquer mochileiro intergaláctico, são eles: jamais esqueça sua toalha e não entre em pânico!
 

Por que 25 de maio é o dia do ‘Orgulho Nerd’? 

A data em si é relativamente nova, e pode ser justificada por uma coincidência. 

Em 11 de maio de 2001, falecia o escritor Douglas Adams, um grande ícone da cultura geek. Por conta do ocorrido, os fãs decidiram criar uma data em seu tributo. 

Inicialmente, eles pensaram em homenagear o autor usando como base o número 42. Um número simbólico, tratado na série ‘O Guia do Mochileiro das Galáxias’ como a resposta para a pergunta fundamental da vida, do universo e tudo mais. 

Por conta dessa simbologia do número, a ideia inicial era homenagear o autor 42 dias após sua morte. Mas os fãs concluíram que seria esperar muito tempo, e por fim, decidiram fazer o tributo duas semanas após o falecimento de Douglas Adams, no dia 25 de maio.

A partir de então, passou a ser comemorado nessa data, o “Dia da Toalha”.

Depois de um tempo, os fãs da saga ‘Star Wars’ notaram a coincidência de datas. Pois foi também no dia 25 de maio, em 1977, que estreou nos Estados Unidos, o filme Star Wars: Episódio IV — Uma Nova Esperança, primeiro filme da saga.

Por conta desses dois acontecimentos tão simbólicos, o dia 25 de maio ficou conhecido, a partir então, como O Dia do Orgulho Nerd. 

E nada como comemorar essa data contemplando grandes clássicos, e quem sabe, até mesmo conhecendo novas referências?! Por isso, hoje vamos falar sobre algumas dicas pra você comemorar essa data tão especial!
 

Assista a filmes e séries clássicas 

Nada como usar essa data para relembrar os títulos que marcaram história nesse universo e sentir aquela nostalgia gostosa, não é mesmo?! 

A lista não é curta. É possível rever alguns episódios favoritos de Star Wars, relembrar a trilogia de Senhor dos Anéis, se aventurar com Harry Potter, Ghostbusters, The Goonies e até maratonar alguns episódios de Star Trek e Doctor Who. 

Inclusive, você pode encontrar algumas dicas de filmes nesse outro texto do blog.

Como é impossível assistir a isso tudo num dia só, por que não combinar com os amigos um final de semana inteiro dedicado só a isso? 

Vocês podem separar horários para assistir aos filmes e séries e usar uma plataforma de vídeo chamada para os comentários. E quem sabe, até mesmo criar um desafio de caça a easter eggs.

Tire os livros da prateleira

Todo bom colecionador tem em sua prateleira uma imensidão de livros, HQs, Graphic Novels e diversas obras que só foram rapidamente folheadas após a compra. 

Então, por que não aproveitar esse dia pra apreciar uma boa leitura? 

Pra deixar o cenário ainda mais perfeito, é possível dar play em uma lista de músicas temáticas e preparar uma comida ou bebida que combinem com o momento. 

Além disso, você pode criar um grupo com seus amigos, no qual podem conversar sobre o que estão lendo e trocar indicações. 

Afinal, nada como deixar a wishlist de livros ainda maior, né?! 

Caracterize-se

Aqui vale tudo: desde colocar uma camiseta da sua saga favorita, até montar um cosplay completo de um personagem de sua escolha. 

Não importa se você é uma pessoa tímida, que prefere vestir apenas alguns acessórios, ou daquelas mais extrovertidas, que não deixa de fazer uma encenação completa, com direito a falas e trejeitos do personagem. O que vale aqui é se divertir, e é claro, fazer muita referência

Além de tudo, você pode chamar seus amigos pra criar um challenge nas redes sociais de caracterização mais criativa, montando personagens com itens da casa. 

Isso tudo pode ser muito divertido, além de render boas risadas. 

Reúna os amigos em uma partida de jogos online

Chegou o grande momento de abrir o jogo que ficou parado por tempos na sua gaveta ou biblioteca da Steam. 

E melhor do que jogar sozinho, é desfrutar de uma partida com os amigos. 

Por isso, aproveite o dia e reúna seus amigos em uma partida de jogos online. Vocês podem aproveitar a popularização dos jogos Battle Royale e escolher um free to play que todos tenham acesso. 

Ou então, dá pra encontrar na internet algumas versões online de jogos de tabuleiro, como War. 

Mas esteja preparado, pois esses jogos além de serem muito divertidos, também tomam bastante tempo. Quando você perceber, já até perdeu a noção da hora! 

Conheça novas referências 

Se você já teve contato com os principais títulos clássicos e estiver em dia com o seu repertório, pode usar esse dia pra explorar novas referências

Os canais de streaming estão recheados de conteúdos novos que estão dominando o cenário geek, como Stranger Things, Dark, The Umbrella Academy e Watchmen, uma continuação em série dos quadrinhos de Alan Moore e Dave Gibbons

Fora isso, games, quadrinhos e conteúdos diversos são lançados com grande frequência. Por isso, dá pra comemorar a data colocando em dia aquela sua lista do que assistir, ler ou jogar. 

Agora, se você é novo nesse universo, tem uma imensidão de conteúdo, além dos clássicos, que você pode desfrutar. 

Por isso, escolha algo que mais te agrade, encontre um lugar confortável e boa viagem!

Tenha orgulho, e não entre em pânico!

Não importa se você é iniciante ou perito quando o assunto é cultura geek, uma coisa é certa: todos temos muito orgulho de ser quem somos e do que gostamos. 

Mais do que mostrar como salvar uma galáxia, viajar no tempo com uma cabine policial ou explorar o universo com apenas uma toalha na mochila, essas obras nos ensinam o poder da união, e como apoiar uns aos outros pode nos salvar em grandes desafios. 

Por isso, em momentos que devemos ficar todos isolados em casa, precisamos pensar como verdadeiros guardiões, e cuidar uns dos outros! 

Lembrando sempre, que o dia em que finalmente estaremos todos próximos  não está assim tão tão distante. 

Agora, tenho uma missão pra você: conta pra gente o que você pretende fazer nesse dia tão especial e quem sabe até nos indicar algo novo. Por aqui, com certeza vamos aproveitar da melhor forma possível. 

Até mais, e obrigado pelos peixes!
 

Compartilhar

Isabella Franco
Autor
Isabella Franco

Estudante de Comunicação Institucional pela UFPR e estagiária de Comunicação na Code21. Já atuou como bolsista de extensão na agência experimental de seu curso e hoje faz parte de um grupo de pesquisa na área de Neuromarketing. É apaixonada por cinema, novas mídias e tem se descoberto cada vez mais no marketing digital.